Faça suco verde para libertar-se do calor

Publicação da Livraria da Folha em 25/08/10: A Defesa Civil municipal de São Paulo decretou estado de alerta em toda a cidade no início da semana devido à baixa umidade relativa do ar. Isso ocorre devido a uma massa de ar seco e quente que impede o avanço das frentes frias.

"O suco verde e os néctares oferecem água estruturada com grande poder de absorção e expansão do plasma. Com isto, as bebidas melhoram os efeitos negativos da secura. É importante, independentemente de beber o suco verde, manter o organismo hidratado", alerta o Doutor Alberto Peribanez Gonzalez.

Autor do livro, "Lugar de médico é na cozinha" dá dicas sobre alimentação. Na obra são apresentadas 90 receitas saudáveis e hidratantes. Confira receita de suco verde. Hidrate-se.

Receita Suco verde
Processos: germinação, hidratação, liquidificação com biossocador, graduação de densidades e coagem
Rendimento: cerca de 300 ml

Ingredientes:
Horti: 1 pepino e/ou 1 abobrinha e/ou 1 chuchu, 1 beterraba pequena e/ou 1 inhame e/ou 1 pedaço de abóbora, 1 cenoura
Fruti: 1 maçã tipo Fuji
Folhas: Três tipos ou mais de: couve, chicória, agrião, alface, repolho, acelga, etc.

Sementes germinadas e castanhas hidratadas: Um ou mais tipos de: trigo, girassol, aveia, gergelim, linhaça; e nozes, amêndoas, castanhas-do-pará
Temperos: hortelã, gengibre

Preparo
Germinação de sementes: Deixar as sementes de molho durante 8 horas (à noite). No dia seguinte, escorrer a água e deixar as sementes em uma peneira ou escorredor, regando de 6 em 6 horas. No dia seguinte, as sementes já terão um "narizinho" apontando, indicando a germinação.
Hidratação das castanhas e da linhaça: Deixar as castanhas e as sementes de linhaça de molho, durante a noite, em água. No dia seguinte, utilizar no suco.
No copo do liquidificador, colocar o pepino picado (e/ou abobrinha, e/ou chuchu) junto à hélice do aparelho. Em seguida colocar a maçã, o inhame picado (e/ou beterraba, e/ou abóbora). Ligar o liquidificador na primeira velocidade e socar com o auxílio da cenoura. O giro da hélice e a socagem formarão uma papa, que gira no sentido da hélice do liquidificador.
A seguir, acrescentar as folhas, os temperos, e as sementes e/ou castanhas, batendo em velocidades maiores. Coar em coador de pano, preferencialmente de voil.
Depois de coar, acrescente um fio de qualquer azeite extra virgem (linhaça, gergelim, castanha-do-pará) ao suco, para absorção das vitaminas lipossolúveis. Beber em seguida.

Fonte: Folha

2 comentários:

giselma disse...

Médico muito sábio e capacitado,com maravilhosas dicas para manutenção de uma vida saudável! Vou tomar suco verde sempre! Giselma Luna - Enfermeira - Currais Novos - RN.

Lauren Murillo Predebon disse...

Olá Dr Alberto, parabéns pelas receitas e por compartilha-las conosco. Hoje provei o suco verde pela primeira vez e ficou uma delícia. Fiquei com uma dúvida: a parte seca da papa, que fica no coador, pode ser aproveitada?
Um grande abraço do Uruguai.

Postar um comentário